Quando trocar o capacete?  Veja situações e como cuidar da peça

Para a proteção do motoqueiro, e para não levar multas, é preciso utilizar o capacete todos os dias. E o uso constante pode desgastar a peça. 

Com o passar do tempo, o capacete vai acabar se desgastando e não vai oferecer a mesma proteção.

Mas essa não é a única situação para trocar a peça.

Após uma queda ou acidente, é recomendado fazer a troca do capacete.  Isso é porque às vezes não é possível ver o real dano que o capacete sofreu. 

O EPS interno é responsável por absorver o impacto e não transferi-lo para a cabeça. Caso o EPS se quebre, o capacete não vai mais oferecer proteção.

ou continue sua  Leitura

O EPS é geralmente pintado de preto, assim fica fácil ver se ocorreu algum dano, pois o EPS é branco.  Mas mesmo que não fique aparente, é interessante trocar o capacete após uma queda.

Caso o uso do capacete seja menos frequente, apenas aos finais de semana, a peça vai durar mais e assim vai ser possível esperar mais para fazer a troca. 

Geralmente. as fabricantes dão um prazo de três anos para fazer a substituição do capacete. Mas isso depende de muitos fatores. 

Os capacetes feitos em fibra geralmente conseguem ter uma durabilidade maior do que um de plástico.  Mas isso também está ligado a frequência de uso e também ao cuidado com a peça. 

Para que o capacete dure mais tempo é importante fazer a higienização com alguma frequência. Assim a peça fica livre da sujeira e do suor. 

Na hora de guardar o capacete também é preciso ter cuidado, Coloque em locais onde o item de proteção não vá cair e que fique protegido.

Leia o texto completo