Há quem goste do friozinho, mas os motociclista podem ter dificuldades para pilotar nessas condições. Veja como o frio pode atrapalhar a pilotagem da moto e como evitar esses problemas.
O frio pode enrijecer as articulações e isso pode ser muito perigoso para o motociclista.
Pode ser mais difícil acionar os comandos da moto, como o acelerador, freios e embreagem.
A aderência com o guidão também fica comprometida. Para evitar esses problemas é interessante utilizar uma luva. Assim as mãos ficam bem protegidas e aquecidas.
Quem pilota carros sabe que é comum o parabrisa embaçar em dias de chuva e frio. Isso acontece devido a variação da temperatura externa com a temperatura do ar da nossa expiração.
Com os motociclistas não é diferente. A viseira do capacete vai embaçar e isso pode atrapalhar e muito na hora de andar de moto. A solução é levantar um pouco a viseira ou utilizar o pinlock.
A exposição prolongada ao frio pode causar fadiga, o que pode reduzir a atenção e tempo de reação do piloto. Isso pode aumentar o risco de acidentes. Para evitar isso, faça pausas ao longo da viagem.
Quando a temperatura cai, o ar dentro dos pneus se contrai e a pressão dos pneus diminui e a borracha fica mais rígida. A neve também pode atrapalhar a pilotagem.
Para evitar problemas, veja sempre a pressão dos pneus e causo tenha muita neve, vá com muito cuidado e redobre a atenção.
O frio extremo pode levar à hipotermia, o que pode causar confusão mental, sonolência e diminuição dos reflexos.
Isso pode tornar a pilotagem perigosa e aumentar o risco de acidentes.
Para evitar problemas com o frio, prefira utilizar roupas de motociclista pensadas para o inverno. Assim você vai estar protegido de machucados e também do frio.