Como tirar CNH de moto? Veja os passos aqui
Para pilotar uma motocicleta, é necessário que a pessoa esteja habilitada. O processo tem alguns passos e no final o documento pode chegar em casa. Veja como tirar CNH de moto.
O que é a CNH?
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento que permite com que as pessoas possam dirigir por todo território nacional, e também alguns outros países do mundo.
Existem diferentes categorias de CNH, cada uma permite dirigir um tipo de veículo diferente. Veja os tipos abaixo:
- ACC – Autorização para conduzir ciclomotores. Permite pilotar motos de até 50 cilindradas, as cinquentinhas
- A – Permite pilotar moto com mais de 50cc
- B – Autoriza a pilotar carros
- C – Permissão para conduzir caminhões, tratores e maquinário agrícola
- D – Autoriza a dirigir veículos de transporte de pessoas, como ônibus, vans e micro-ônibus
- E – Permite conduzir caminhões articulados com reboque
Os passos para tirar a CNH de moto
O processo tem algumas etapas, um exame médico, aulas teóricas, aulas práticas e provas. As motocicletas e os carros são os únicos veículos que uma pessoa que está tirando a primeira CNH pode dirigir.
Caminhões e ônibus exigem que a pessoa tenha alguns anos de CNH para que a pessoa possa obter a licença para esses veículos.
Veja agora como tirar CNH de moto!
Dar entrada no Detran
Para começar o processo, a pessoa precisa ter 18 anos completos. Com a maioridade atingida, ela deve agendar um horário em uma agência do Detran para colher digitais, tirar foto e fazer um teste de alfabetização.
Para agendar o horário, é preciso entrar no site do Detran, do estado em que a pessoa reside, e ver a agência mais próxima. No dia e hora marcada, é só comparecer ao local, com os documentos que estão na relação que aparece no site.
As digitais vão ser utilizadas para comprovar a frequência nas aulas teóricas e práticas. E o teste de alfabetização é simples. O funcionário do Detran vai ditar uma frase e depois a pessoa vai precisar escrever.
Exames
Depois de dar entrada no Detran, o próximo passo é realizar o exame médico, de visão e psicotécnico. Para isso, é necessário ir a uma clínica médica parceira do Detran.
Para agendar um horário é preciso, mais uma vez, entrar no site do Detran e ver a relação de clínicas. Os exames são simples e vão ver a condição física, visual e também mental da pessoa. Tudo é feito no mesmo dia e com a aprovação, e só seguir para o próximo passo.
Curso de Formação de Condutores
O CFC vai ser onde a pessoa vai ter aulas teóricas de direção. As aulas vão ensinar sobre direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica, leis de trânsito, sinais e placas e relação interpessoal.
Após o final das aulas existem provas para ver se o aluno aprendeu todas as disciplinas. Um dos testes vai ser um simulado da prova teórica do Detran, a outra vai ser sobre leis de trânsito.
Prova teórica
Ao ser aprovado no CFC, o aluno deve fazer a prova do Detran. São 30 perguntas de múltipla escolha, para ser aprovado são necessários 21 acertos.
Após a aprovação na prova teórica, vem agora o próximo passo, as aulas práticas.
Aulas práticas
Agora o futuro motoqueiro precisa ir para a auto escola e começar as aulas práticas, nas quais a pessoa vai aprender como pilotar a moto e também a treinar para passar na prova prática do Detran.
Ao final das 10 aulas, é possível contratar mais aulas para que a pessoa treine mais e esteja mais bem preparada para a prova.
Prova prática
A última etapa do processo é a prova prática. Nela, a pessoa vai precisar completar um circuito, desviar de cones, dar setas para virar, completar um 8 e vai realizar uma parada obrigatória.
O nervosismo pode atrapalhar a pessoa na hora da prova, alguns erros podem fazer com que futuro motoqueiro perca pontos ou seja eliminado, então é importante controlar o nervosismo e lembrar de tudo o que foi aprendido durante as aulas.
O candidato que for aprovado na prova vai receber a CNH e estará pronto para pilotar nas ruas. A habilitação vai ser provisória, somente após um ano que o documento vai ser definitivo.
A CNH provisória garante os mesmo direitos que a definitiva, mas a diferença é que no primeiro ano o motoqueiro não pode cometer infrações graves ou gravíssimas e nem receber duas faltas médias.
Caso ele não tenha problemas, ele vai receber a CNH definitiva. Mas se ocorrer alguma das infrações, a pessoa vai perder a provisória e vai ter que começar o processo desde o início.
Como funciona para quem já tem CNH?
Caso a pessoa já seja habilitada, seja de carro ou de alguma outra categoria, ela não precisa fazer o CFC nem a prova teórica novamente. Basta apenas começar a auto escola e fazer as aulas práticas.
Agora que você já conhece como tirar a CNH de moto, veja os produtos da Tutto Moto para começar a pilotar com muita segurança e estilo.