Como usar capacete com cabelo comprido?
Cada vez mais há mulheres andando de moto e também muitos homens começaram a usar cabelos compridos com mais frequência. O cabelo longo pode ser muito bonito e estiloso, mas para andar de moto, ele pode ser perigoso. Veja agora os perigos de não cuidar dessa questão e também como usar capacete com cabelo comprido.
O capacete é um item de proteção obrigatório, segundo a Resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN. Não importa se a pessoa está pilotando ou indo na garupa, o item é necessário em todos os momentos.
O capacete ajuda a proteger a cabeça do motoqueiro em casos de quedas e isso pode salvar a vida da pessoa e evitar graves lesões.
Perigos de deixar o cabelo solto
Um dos problemas, talvez o mais leve, é que o cabelo vai sujar e estragar. O motoqueiro está exposto a chuva, sujeira e poluição, o cabelo solto vai receber as mesmas impurezas.
O suor também vai danificar os fios. Para aqueles que passam horas cuidando dos cabelos, isso vai ser muito ruim, portanto esse é um dos motivos para andar com o cabelo preso.
Outro problema, este mais sério, é em relação a quedas. Quando o motoqueiro cair, o cabelo pode se prender a alguma parte da moto, ou a roda de um carro. E isso pode arrancar o cabelo ou até mesmo o couro cabeludo.
Um puxão de cabelo já machuca, agora ter os fios arrancados por uma roda de carro em alta velocidade vai ser ainda pior.
Como usar capacete com cabelo comprido
Seja para não sujar, ou para evitar machucados, utilizar o cabelo preso e dentro do capacete é a melhor solução.
Com os fios dentro do capacete, não há como sujar e nem ter o cabelo arrancado na hora de um possível acidente.
Existem algumas maneiras de se fazer isso, o ideal é testar e ver como funciona melhor com cada tipo de cabelo.
A primeira sugestão é fazer um coque baixo e colocar o capacete por cima. Caso a pessoa tenha um cabelo muito grande, utilizar uma touca vai ajudar muito e trazer mais segurança.
Com a touca, o cabelo vai ficar ainda mais preso e não vai escapar do capacete. Mesmo que fique um pedaço da touca para fora do capacete não há problema, pois tudo vai estar preso.
A touca também vai ajudar a não amassar os fios e nem deixar os cabelos bagunçados quando a pessoa tirar o capacete.
Outra razão para utilizar a touca é não estragar o forro interno do capacete. Muitas pessoas deixam o cabelo secar naturalmente. A umidade dos fios, em contato com a parte de dentro da proteção pode estragar a região com o passar do tempo.
Caso a pessoa tenha um cabelo mais curto, o coque pode ser mais alto. O ideal é que o capacete não machuque e nem aperte, portanto vale a pena testar se um coque mais alto não será melhor.
E não existe nenhuma regra para o material da touca, ela pode ser de cetim, tecidos, aquelas que se usam em restaurantes ou até mesmo aquela telinha para prender o coque. O ideal é testar e ver qual maneira vai ser melhor.
Agora que você já sabe como usar capacete com cabelo comprido, veja os produtos da Tutto Moto para andar com mais proteção e estilo!