Como escolher o primeiro capacete para motocicleta

Existem muitos modelos de capacetes com cores, materiais, formatos, viseiras diferentes e isso pode atrapalhar quem está começando a escolher qual comprar. Para isso veja dicas de como escolher o primeiro capacete. 

Antes das dicas de como escolher o primeiro capacete, uma coisa é importante ressaltar. O capacete é um item de proteção obrigatório. A não utilização dele vai resultar em multas e punições, segundo a resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN.

O capacete deve sempre ser utilizado pois ele protege a cabeça na hora de uma queda e evita que objetos atinjam o rosto ou os olhos do motoqueiro. Por isso, é fundamental utilizá-lo em todos os momentos. 

Uma outra coisa que deve ser lembrada é que o capacete não deve ser compartilhado. Como as pessoas vão transpirar dentro dele, emprestar o item para outra pessoa não é muito higiênico.

E também o forro interno vai se moldar ao formato do crânio da pessoa, então isso faz do capacete quase intransferível. 

Agora sim, vamos às dicas de como escolher o primeiro capacete. 

6 – O tipo de uso e o modelo de casco

A primeira coisa a se pensar na hora de comprar um capacete é no uso da motocicleta. Isso vai definir qual modelo pode ou não ser comprado. 

scooter verde parada perto de uma porta verde e uma parede amarela
Para um uso urbano e baixas velocidades, um capacete de plástico vai proteger bem a cabeça do motoqueiro

Existem alguns tipos de capacete que você pode comprar: aberto, fechado, com queixeira, estilo motocross, etc Todos eles são autorizados para o uso e podem ser utilizados em rodovias e estradas. 

O tipo de uso está ligado ao modelo de casco, por isso pense em como a moto vai ser mais utilizada. Os modelos de capacete aberto só devem ser utilizados em cidades e em baixas velocidades. Já os fechados podem ser utilizados em mais situações. 

5 – Material do casco

Basicamente existem capacetes feitos em plástico e em fibras. E aqui também o uso da moto vai definir qual o material deve ser escolhido. 

motoqueiro com capacete preto e viseira espelhada, pilotando moto preta de corrida em uma pista
O tipo de uso vai determinar o material do casco. Para corridas, é melhor utilizar capacetes feito em fibras

O plástico é mais barato e protege em situações de menor velocidade, como em cidades. Já os feitos em fibras são mais caros, mas oferecem mais proteção contra impactos em altas velocidades. 

Portanto, se o uso vai ser em estrada, ou em corridas, é mais seguro comprar um feito em fibras. Mas se a moto só vai rodar em cidades, um capacete de plástico vai dar conta do recado. 

4 – Aberturas do casco

As aberturas do capacete servem para entrar mais ar e assim refrescar a cabeça do motoqueiro. O problema é que quanto mais buracos no casco tiver, o barulho vai ser maior também. 

Caso a cidade em que você mora seja muito quente, não há como evitar de comprar um capacete com entradas de ar, mas se o clima for mais ameno, um modelo sem tantos buracos pode ser melhor.

3 – Com viseira ou sem 

É possível achar capacete com viseira ou sem. Para os capacetes sem viseira será preciso utilizar óculos de proteção, como os de motocross. 

Capacete de motocross branco com óculos espelhado
Existe a opção de comprar capacetes sem viseira. Nesse caso será necessário utilizar óculo de proteção

E os dois modelos de capacetes são permitidos por lei. Mas a viseira ajuda a proteger mais o resto do motoqueiro, então isso pode ser um diferencial.

2 – Fecho

Utilizar o capacete sem estar preso é proibido e resulta em multas. Pela lei, ele deve estar afivelado abaixo do queixo, pois assim ele não vai se soltar da cabeça. 

Existem dois tipos de fechos: o engate rápido e o duplo D. O primeiro tipo de fecho é mais fácil de fechar e está presente em vários capacetes mais baratos. 

Entregador com roupa preta e capacete branco pilotando uma scooter vermelha
Para aqueles que precisam tirar e colocar o capacete varias vezes, o engate rápido vai ser mais prático

O problema desse sistema é que ele não permite um ajuste tão justo e em altas velocidades pode ser que ele se solte. Não é algo comum, mas para competições esse modelo não deve ser utilizado. 

O duplo D oferece mais proteção pois permite que o capacete fique bem ajustado à cabeça. Para andar em cidades ele não é tão necessário, mas para estradas ele é mais interessante.

1 – Compre sempre modelos certificados pelo Inmetro

Essa é mais regra do CONTRAN, caso o capacete não seja certificado pelo Inmetro, ele não pode ser utilizado.  O adesivo do Inmetro comprova que o capacete é de qualidade e foi aprovado em testes, garantindo que ele oferece proteção ao motoqueiro. 

Conclusão

Comprar o primeiro capacete não é tão simples, é preciso pensar em algumas coisas antes de escolher. 

Pensar no tipo de uso da motocicleta vai ajudar a eliminar algumas opções de capacetes

Pense no tipo de uso e também no orçamento disponível. Dependendo da rotina, não é preciso fazer um alto investimento em um capacete, às vezes modelos mais simples podem ser o suficiente.

Agora que você já sabe como escolher o primeiro capacete, veja os modelos da Tutto Moto e tenha mais segurança na hora de pilotar.

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