Com o forte calor brasileiro, é muito comum ver motoqueiros usando camisetas de manga curta. Mas essa é uma escolha perigosa.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, os motoqueiros devem utilizar roupas que seguem as recomendações do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN.
O problema é que o CONTRAN ainda não tem uma resolução sobre roupas. Isso significa que usar camiseta não confira uma infração.
Mas usar camiseta tem seus riscos. O primeiro que podemos dizer é sobre o risco de machucar a pele, uma vez que o algodão pode se rasgar facilmente.
Além disso, os braços estão desprotegidos.
Mesmo tomando cuidado com o que acontece ao redor, o motoqueiro está sujeito a quedas. E nessas horas é importante estar protegido.
As camisetas não têm proteções e isso pode fazer falta na hora de uma queda. Já as jaquetas de motoqueiro contam com proteções em vários locais para evitar machucados e lesões.
Um outro problema é a respeito do risco de queimaduras de pele.
As mangas curtas não cobrem os braços e eles podem acabar ficando queimados.
Para evitar queimaduras de Sol, é interessante usar uma segunda pele, como um manguito.
Assim o braço fica protegido do Sol e do calor.
Existem jaquetas para todas as estações. Assim o motoqueiro não precisa passar frio e muito menos calor. Assim não necessidade de andar só de camiseta.
A jaqueta Tutto Wind Summer é leve, não deixa que o motoqueiro passa calor e ainda protege da chuva e dos impactos com o solo.