Campeão da MotoGP 2022
A principal categoria da motovelocidade mundial tem um novo vencedor. Ao longo de 20 corridas, 30 pilotos disputaram o tão sonhado caneco, mas apenas um ficou com essa honraria e escreveu o nome na história da competição. Conheça Francesco Bagnaia, campeão da MotoGP 2022.
Temporada 2022 da MotoGP
O campeonato mundial teve 20 corridas, disputadas na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania.
Quem mais liderou o campeonato de pilotos foi o francês Fabio Quartararo, líder durante 13 etapas do mundial. Porém, o grande campeão desse ano foi um italiano, piloto da também italiana Ducati.
O grande campeão, Francesco Bagnaia
O italiano, nascido na cidade de Turim, em 1997, estreou na MotoGP em 2019, correndo pela Ducati. O piloto se sagrou campeão com 265 pontos, 7 vitórias e chegou entre os 3 primeiros em 10 corridas.
Após o vice-campeonato em 2021, a expectativa de título era grande para os torcedores de Bagnaia. E também para a Ducati, que não tinha um piloto como campeão desde 2007. Na ocasião, o australiano Casey Stoner levou o mundial correndo pela equipe italiana.
A verdade é que demorou para que Francesco Bagnaia engrenasse no campeonato de 2022. Nas 5 primeiras etapas do mundial, a posição mais alta foi um quinto lugar, atingida duas vezes. Então a sexta corrida chegou e a sorte começou a mudar.
A sexta etapa do mundial foi em Jerez de La Frontera-ESP. Nessa corrida, Bagnaia conseguiu a primeira vitória do ano. Antes dessa corrida, a diferença para o líder, Quartararo, era de 95 pontos.
A partir daí, começou uma reação heroica por parte do futuro campeão da categoria. Mas ainda demorou algumas etapas para que Bagnaia assumisse a ponta da classificação.
Austrália, 18ª etapa
Entre a corrida de Jerez e a da Austrália, Bagnaia ganhou 5 corridas, conquistou um segundo lugar e mais um terceiro.
Foi então que com um terceiro lugar na corrida da Austrália que finalmente o piloto assumiu a liderança do campeonato. Faltavam apenas duas provas para o fim do mundial, Sepang, na Malásia, e Valência, em Barcelona.
Na Malásia, Bagnaia ganhou a prova e Quartararo ficou na terceira posição. A disputa do mundial ficou para ser decidida em solo espanhol. O italiano tinha 258 pontos, contra 235 do francês.
Valência, a corrida do título
A vantagem do italiano era confortável, para ser campeão bastava chegar entre os 14 mais bem colocados. Quartararo precisava ganhar a corrida e ainda torcer para que Bagnaia fizesse apenas um ponto.
Na classificação, os dois líderes do campeonato ficaram longe da ponta. O melhor qualificado foi o francês, largado em quarto lugar. O italiano ficou apenas com a oitava posição.
Na corrida, o italiano fez uma prova segura e sem se arriscar muito, ficando com o nono lugar. Quartararo, que tentava ser bicampeão consecutivo, terminou na mesma posição em que largou, o quarto lugar.
Com essa combinação de pontos, Francesco Bagnaia foi campeão da MotoGP 2022. Esse foi o primeiro título mundial na principal categoria da motovelocidade que o italiano conquistou. Ele teve 265 pontos, contra 248 de Fabio Quartararo.
O título do Bagnaia foi o primeiro de um piloto italiano desde a última conquista de Valentino Rossi, em 2009. E foi também a primeira vez, desde 2001, que tanto o piloto, como a escuderia eram do mesmo país.
Em 2001, Valentino Rossi foi campeão correndo pela também italiana Nastro Azzurro.
A MotoGP retorna em 26 de março de 2023, no GP de Portugal, realizado no Autódromo Internacional de Algarve. Mas enquanto as motos mais velozes do mundo não entram em ação, veja os produtos disponíveis na Loja Online Oficial da Tutto Moto.