Como renovar a CNH de moto
Para pilotar algum veículo no Brasil é necessário estar com a habilitação dentro da validade. Ao término do prazo é preciso pedir uma nova versão do documento para poder continuar pilotando. Veja como renovar a CNH de moto.
Novas categorias
No final de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, fez algumas alterações na Carteira Nacional de Trânsito, que entraram em vigor em junho de 2022.
Antes as categorias eram ACC, A, B, C, D e E
- ACC – Autorização para conduzir ciclomotores. Permite pilotar motos de até 50 cilindradas, as cinquentinhas.
- A – Permite pilotar moto com mais de 50cc.
- B – Autoriza a pilotar carros
- C – Permissão para conduzir caminhões, tratores e maquinário agrícola.
- D – Autoriza a dirigir veículos de transporte de pessoas, como ônibus, vans e micro-ônibus.
- E – Permite conduzir caminhões articulados com reboque.
Mas depois da resolução 886 do CONTRAN, algumas categorias foram acrescentadas na CNH, uma delas foi a A1. Mas o que isso significa e muda na hora de pilotar? Nada.
A categoria A1 não é uma nova classe de motos, potência ou algo assim. Em alguns países a A1 realmente significa uma autorização para pilotar um tipo de motocicleta, mas no Brasil isso não existe.
Para haver uma mudança de lei desse nível, é necessário a atuação do Congresso Nacional e do Presidente da República. O CONTRAN não tem autoridade para criar leis, como baixar a idade mínima para pilotar, por exemplo.
Mas o que é a categoria A1 no Brasil então? Essa alteração foi feita apenas para adequar a CNH brasileira à Convenção de Viena, que tenta facilitar o trânsito viário internacional.
Explicado a alteração da nova habilitação, vamos a como renovar a CNH de motos.
Quais os passos e os prazos para renovar?
Para fazer a renovação da CNH de moto é simples e o processo pode ser feito de casa, tudo de forma online, pelo portal do Detran.
O prazo de vencimento da CNH vem escrito no documento e após o término da validade, o condutor tem até 30 dias para fazer a renovação da habilitação.
Dentro desse prazo de 30 dias, é possível continuar dirigindo sem levar multa, mas após esse período o condutor que foi parado pelas autoridades e estiver com a CNH fora da validade, vai estar cometendo infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro:
Dirigir veículo: com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado
Artigo 162 do CTB
Agora vamos aos passos para renovar a CNH.
1 – Entrar no site do Detran
Para cada estado existe um site diferente do Detran, portanto acesse o portal referente àquele em que você vive. Faça o login e clique na opção de renovar a CNH.
Cada site do Detran pode ter algumas variações de menus, mas essa opção vai aparecer em todos os portais.
2 – Exame médico
Vai ser necessário realizar um novo exame médico para poder renovar a habilitação. No site do Detran vai aparecer a clínica mais próxima para fazer o teste. Aí é só marcar o melhor dia e horário.
3 – Pagar a taxa do Detran
Depois de ser aprovado no exame médico é necessário pagar as taxas de renovação e de envio, para poder receber a nova CNH na sua casa.
A taxa pode ser paga pelo site de vários bancos. Após o pagamento, é só esperar que a CNH chegue na residência cadastrada no Detran em até 14 dias úteis.
Agora que você já sabe como renovar a CNH de moto, veja os produtos que a Tutto Moto tem para oferecer mais proteção e estilo na hora de pilotar a motocicleta.