6 dicas para andar de moto no corredor com mais segurança
Existem muitas vantagens ao utilizar uma motocicleta para o deslocamento nas grandes cidades, talvez a principal seja não ficar preso nos engarrafamentos. Muitos acham perigoso andar entre os carros, mas com as 6 dicas para andar de moto no corredor, é possível fazer isso com mais segurança.
6 – Use sempre o farol
As motos são bem menores do que os carros e por isso elas podem não serem vistas nos retrovisores, ainda mais em dias com menos claridade e também durante à noite.
Por esse motivo é muito importante utilizar os faróis, mesmo durante o dia. Assim os motoristas de veículos maiores vão conseguir ver a moto com mais facilidade.
5 – Utilize a buzina com moderação
Uma prática muito comum entre os motoqueiros é a utilização da buzina em todos os momentos. Barulhos muito altos podem danificar a audição e são desconfortáveis para todos.
Por esses motivos, utilize a buzina só em situações necessárias, não é necessário alertar os outros motoristas a todo momento.
Uma boa ocasião para usar buzina é quando um carro está mudando de faixa e não há tempo de frear a moto. Outro momento para buzinar é para agradecer quando um veículo deu passagem.
4 – Esteja atento ao que está acontecendo
O trânsito exige muita atenção, a cada segundo pode ter um perigo diferente. No corredor, entre os carros, é importante estar ainda mais concentrado.
Os carros vão mudar de faixa, entrar sem sinalizar, motoqueiros podem cortar o trânsito também. Por esse motivo é muito importante estar concentrado e imaginar o que pode acontecer.
Em nenhum momento o motoqueiro deve tirar os olhos do trânsito, pois um acidente pode acontecer. Prestar atenção no que está acontecendo pode ajudar a evitar algum problema durante o trajeto.
3 – Seja gentil no trânsito
Isso vale para todos os momentos, nem só para quando estiver no corredor. Após um dia de trabalho e um engarrafamento, é normal que todos estejam irritados e querendo chegar logo em casa. Por isso é importante manter a calma durante todo o trajeto.
Os outros veículos também podem andar no corredor, quando vão mudar de faixa, ou fazer alguma conversão. Portanto, é importante que todos no trânsito andem com atenção e permitam essas conversões.
Um problema do corredor é a possibilidade de bater em algum espelho de um veículo parado. Tome cuidado para não encostar nessa peça, pois além de prejuízo para o outro motorista essa não é uma atitude correta. Em hipótese alguma quebre o retrovisor de alguém.
2 – Ande com velocidade reduzida
Não é porque a velocidade máxima permitida é de 90km/h que é preciso andar assim o tempo todo. Ao trafegar no corredor, a velocidade deve ser inferior ao limite máximo.
Quando o trânsito está totalmente livre, até é possível andar com um pouco mais de velocidade, mas durante um engarrafamento, é preciso reduzir bem.
Andar em uma velocidade mais baixa é melhor em todos os casos, pois isso dá mais tempo para evitar um acidente, mudar a trajetória e se proteger caso seja preciso.
E como vão ter muitos veículos ao lado das motos, muitos deles mudando de faixa, é interessante não correr. Mantenha uma velocidade segura para não ter problemas e nem sofrer machucados.
1 – Usar itens de proteção
O capacete é o único item de proteção obrigatória, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Mas isso não significa que calças, jaquetas, luvas e botas não devem ser utilizados.
Andar no corredor pode ter alguns perigos, por esse motivo é fundamental estar protegido com boas roupas de motoqueiro. Caso ocorra uma batida ou uma queda, o traje vai proteger e evitar maiores danos.
Agora que você viu dicas para andar de moto no corredor, conheça os produtos disponíveis na Loja Online Oficial Tutto Moto. Aqui temos ótimas opções de itens que vão trazer muita proteção e segurança para todos os tipos de motoqueiros.