Qual o melhor capacete para andar na estrada?
Viajar com uma moto é uma das melhores aventuras que um motoqueiro pode fazer. Mas também é preciso ter alguns cuidados a mais antes de pegar a rodovia. Veja agora qual o melhor capacete para andar na estrada.
A Resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, não traz nenhuma recomendação a respeito de qual capacete deve ser utilizado em rodovias. A lei diz apenas que o capacete deve ser utilizado em todos os momentos.
E que os capacetes sem viseiras precisam ser utilizados com um óculos de proteção, igual aqueles que os praticantes de motocross usam.
A resposta para qual o melhor capacete para andar na estrada depende de alguns fatores. Apesar de todos os modelos serem autorizados, é interessante evitar utilizar alguns em razão da proteção.
Não use capacetes abertos
O capacete aberto não protege toda a face do motoqueiro e deixa o queixo desprotegido. Uma queda em alta velocidade, sem proteção em todo o rosto, pode causar graves lesões ao motoqueiro.
Outro problema desse tipo de capacete é que ele não barra a entrada de vento ou da chuva, o que pode causar desconfortos ao motociclista. Prefira usar um capacete aberto quando for andar na cidade e com temperaturas mais altas.
Prefira capacetes feitos em fibras
Os capacetes mais baratos são geralmente feitos de plásticos. Eles protegem a cabeça do motoqueiro em caso de quedas, mas só até uma determinada velocidade.
Como em estradas e rodovias a velocidade é mais alta, é melhor evitar esse tipo de capacete, pois ele pode não proteger totalmente o motoqueiro.
Há um outro problema também. O capacete de plástico faz com que a cabeça do motoqueiro quique no asfalto, ao invés de deslizar. Essas batidas podem causar graves problemas cerebrais.
Por todos esses motivos, os capacetes feitos em fibras são mais recomendados. Mesmo mais caros, eles oferecem mais proteção para o motoqueiro.
Não use capacetes com engate rápido
Para que o capacete fique bem preso na cabeça do motoqueiro, ele precisa ser fixado abaixo do queixo, assim há menos chances de que ele se solte na hora de uma queda.
Existem dois tipos de fechos para capacetes atualmente, o engate rápido e o duplo D. O primeiro está presente em capacetes mais simples e baratos. Ele é muito mais prático e rápido, com apenas um clique é possível travar e assim o capacete está preso na cabeça.
O problema desse fecho é que o engate rápido não permite uma regulagem tão justa no queixo. O que significa que o capacete não vai estar tão preso, então existe o risco dele sair na hora de uma queda.
Já o duplo D utiliza duas argolas para fazer a retenção. A faixa passa por elas para ficar presa. Assim o capacete fica mais justo e corre menos risco de soltar.
A grande vantagem desse fecho é a segurança, pois ele permite que a pessoa ajuste corretamente da maneira que o capacete fique o mais preso e justo possível. Garantindo que o item de proteção não se solte.
Portanto, um capacete com duplo D vai oferecer mais proteção para a pilotagem em estradas e rodovias.
Conclusão
Ao longo do texto foi possível ver quais os modelos de capacete você deve evitar na hora de pegar a estrada.
A melhor opção é um capacete fechado, feito em fibra e com o engate do tipo duplo D. Mas caso o seu capacete não seja assim, você não levará nenhuma multa,
Porém a integridade física vale mais do que qualquer coisa, portanto vale a pena investir em um capacete mais seguro na hora de pegar a estrada.
Agora que você já sabe qual o melhor capacete para andar na estrada, veja os modelos da Tutto Moto para ter mais proteção quando for andar de moto.