Veja como evitar que a viseira embace
A viseira faz parte do capacete e ela é indispensável para a proteção dos olhos do motoqueiro. Mas nos dias mais frios, ou de chuvas, é comum que ela acabe ficando embaçada. Veja agora como evitar que a viseira embace.
Importância da viseira
A viseira é importante para evitar acidentes e a ter uma melhor pilotagem. Os olhos são sensíveis, se um cisco já pode causar incômodos, uma pedra é ainda pior. Justamente por isso que a viseira é importante.
Por isso a viseira é tão importante, ela ajuda a deixar os olhos protegidos de objetos e dos raios solares, pois até a luz pode causar incômodos e atrapalhar a visão. Algumas viseiras vêm com proteção contra esses raios e isso ajuda a proteger os olhos ainda mais.
E de acordo com a Resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, a viseira precisa estar abaixada durante todo o deslocamento do motoqueiro:
§ 3º Quando o veículo estiver em circulação, a viseira ou óculos de proteção devem estar posicionados de forma a dar proteção total aos olhos
Resolução 940 do CONTRAN
O problema é que em dias mais frios e quando está chovendo, é comum que a viseira comece a embaçar um pouco.
Por que a viseira embaça?
Isso acontece normalmente quando os dias estão mais frios, aí ocorre um choque térmico entre o vento gelado de fora e o ar quente da nossa expiração. A falta de circulação de ar também ajuda a fazer com que ocorra o embaçamento.
Nos carros, o ar condicionado ajuda a evitar que o vidro embace, pois assim é possível equilibrar a temperatura interna com a externa.
Mas na moto não há essa possibilidade. Mas há como evitar que a viseira do capacete embace ou diminuir esse problema pelo menos.
5 – Não utilize a bavete
Para quem não sabe, o bavete é uma peça feita em tecido que vai presa no forro e fica bem embaixo do queixo.
Ela tem como missão evitar a entrada de ar, especialmente nos dias mais frios. Ela pode ajudar muito a fazer com que menos vento entre no capacete.
O problema dessa peça é que ela dificulta a saída de ar quente, o que pode ajudar a fazer com que a viseira acabe embaçando. Portanto, é interessante não utilizar essa peça, caso a ideia seja não embaçar a viseira.
4 – Escolha um capacete com narigueira
A narigueira é uma peça do capacete que vai ajudar a direcionar o ar da expiração para que ele saia do capacete e não fique dentro da peça, causando embaçamentos.
E como a narigueira cobre o nariz, ele vai estar protegido mesmo se a viseira ficar com uma leve abertura. O que nos leva ao próximo item.
3 – Use a viseira levemente aberta
Segundo o CONTRAN, usar a viseira levemente aberta não é proibido, desde que seja utilizado um capacete com queixeira:
II – a viseira deve estar abaixada de tal forma que possibilite a proteção total frontal aos olhos, considerando-se um plano horizontal, permitindo-se, no caso dos capacetes com queixeira, pequena abertura de forma a garantir a circulação de ar
Resolução 940 do CONTRAN
Claro que em dias de chuva e muito vento, pode ser que entre um pouco de água dentro do capacete, então é preciso avaliar as condições e ver se é possível fazer isso.
2 – Verifique o encaixe da viseira
Às vezes a viseira não vem totalmente vedada e isso pode atrapalhar pois alguns respingos de água podem entrar e aí a viseira vai ficar embaçada.
É possível conferir o encaixe da viseira olhando contra a luz e também soprando perto do pinlock e na região onde a viseira se encaixa ao capacete.
Para ajustar o encaixe, verifique a trava que existe no local onde a viseira se encaixa com o capacete. Deixe os dois lados na mesma posição, pois assim há menores chances da viseira embaçar.
1 – Utilize pinlock
O pinlock é uma peça muito útil para os motoqueiros. Se trata de um acessório que é colocado na parte interna da viseira e com ele há menos chances dela embaçar, uma vez que ele impede a entrada de água na parte que fica no campo de visão do motoqueiro.
Ele é transparente e fica posicionado bem na frente do campo de visão do motoqueiro. É possível que as partes da viseira que não fiquem cobertas pelo pinlock embacem, mas como são regiões que o motociclista não vai olhar tanto.
Para os dias frios, essa peça também é útil e importante, pois ela impede que a diferença de temperatura resulte em embaçamentos na viseira.
E também verifique se o pinlock está bem colocado e rente a viseira. Pois se existir alguma abertura, é possível que a água entre por essa fresta e ela vai causar embaçamentos nos dias de chuva.
Agora que você já sabe como evitar que a viseira embace, veja os produtos disponíveis na Loja Online Oficial Tutto Moto para sempre rodar com mais proteção e segurança.