Como escolher o tamanho ideal do capacete

Os itens de segurança são acessórios fundamentais na hora de pilotar uma moto, alguns são de uso obrigatório, segundo o Código Brasileiro de Trânsito. Para trazer mais proteção, é importante que as peças não fiquem nem muito folgadas e nem justas. Veja agora como escolher o tamanho ideal do capacete. 

Importância do uso do capacete

Segundo a Resolução 940, do Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, o uso do capacete é obrigatório para circular nas vias públicas. Tanto o piloto, como o eventual passageiro, devem usar a proteção.

E também existem regras sobre como se deve utilizar o capacete. Alguns formatos estão proibidos, pois não garantem a segurança do usuário, todos os modelos devem ter o selo do INMETRO e precisam estar colocados corretamente na cabeça da pessoa.

motoqueiro com roupa bege e luva preta
Utilizar o capacete é obrigatório, segundo a legislação de trânsito brasileira

Tudo isso visa a proteção do motociclista, ou do passageiro. Em uma eventual queda, a pessoa pode se machucar seriamente e bater a cabeça no chão.

A região da cabeça é sensível e qualquer impacto sem proteção pode danificar o cérebro, trazendo sequelas graves e até mesmo resultando em mortes. 

Outra razão para utilizar o capacete da maneira correta é em relação aos olhos. Não é difícil que alguns detritos, pedras ou qualquer objeto possam atingir quem estiver na moto. E sem a proteção, nesse caso a viseira, pode resultar em alguma lesão ou até mesmo na perda da visão.

Como escolher o tamanho ideal do capacete

Para escolher o tamanho ideal do capacete é muito simples e fácil. Basta pegar uma fita métrica, ou um barbante, e medir a circunferência da cabeça, passando a linha por cima da sobrancelha e acima da orelha. 

Depois basta medir. Existem 4 tamanhos de capacetes: P, M, G e GG

  • P – 55 a 56 cm
  • M – 57 a 58 cm 
  • G – 59 a 60 cm 
  • GG – 61 a 62 cm

Essas medidas, em centímetros, é a circunferência interna dos capacetes. Basta ver qual é compatível com a medição feita da cabeça.

O mesmo deve ser feito com as crianças. Os capacetes infantis variam entre 50, 52 e 54 centímetros. 

Outros acessórios de segurança para usar quando for pilotar

Segurança nunca é demais, ainda mais na hora de andar de moto. Algumas peças podem ser caras, mas elas vão trazer mais proteção para o piloto. E não há bem mais importante do que a  vida. 

Alguns outros itens são:

  • Luvas
  • Jaquetas
  • Calças
  • Tênis ou botas
  • Roupas impermeáveis
  • Óculos 
  • Protetor contra linha de pipa

Luvas

As mãos são responsáveis pela direção, aceleração, frenagem e também são usadas para apoio quando ocorre uma queda. Então é importante que elas estejam protegidas.

Utilizar luvas vai garantir uma maior segurança e também aderência ao guidão da moto

Uma boa opção é escolher luvas que criem atrito para assim elas não vão escorregar do guidão, diminuindo assim o risco de algum acidente grave. 

Outra recomendação é de que elas sejam resistentes e feitas de couro ou nylon. Quanto maior for a durabilidade dessas peças, menos chances há de o motoqueiro cortar as mãos caso aconteça uma queda.

Jaquetas

Além de protegerem do frio e do vento, as jaquetas vão deixar o motociclista mais seguro em caso de quedas. Existem muitos modelos, de diferentes materiais e que também contam com alguns reforços em espuma.

As jaquetas para moto protegem do frio e dão mais segurança ao motoqueiro. Aqui na Tutto há várias opções

Esses reforços vão proteger a região do peito, ombros, cotovelos e costas, tudo isso pensando em evitar maiores lesões caso a pessoa venha a cair.

Calças

As calças vão seguir a mesma ideia das jaquetas, protege do vento e também vão trazer maior proteção para que a pessoa não se machuque tanto quando cair.

Evitar usar bermudas e shorts é importante, pois na hora de uma queda, é possível que a pessoa corte a pele e se machuque ainda mais.

Tênis ou botas

Os pés são outra parte importante na hora de pilotar a moto e eles também precisam de proteção. Calçados fechados vão trazer mais segurança para guiar a motocicleta e vão trazer mais estabilidade.

Existem calçados especiais para pilotar, uma delas são as botas.

Roupas impermeáveis

A chuva traz diversos problemas para a pilotagem, a visão fica prejudicada, a pista fica escorregadia e também a água deixa as roupas molhadas e pesadas. 

Utilizar roupas impermeáveis vai trazer mais segurança e proteção para o motoqueiro, nos dias de chuva

Além de existir o risco do motoqueiro pegar alguma gripe ou resfriado, a roupa molhada dificulta a pilotagem, pois elas ficam mais pesadas e assim a condução fica mais difícil.

Existem muitas roupas que protegem da chuva, não ficam molhadas e a pessoa consegue chegar ao destino sem correr riscos de contrair uma gripe ou ainda ter a direção comprometida.

Óculos

Algumas pessoas precisam usar óculos para enxergar e ter uma visão melhor do que está acontecendo no trânsito. As lentes devem ser de materiais que não quebrem, para evitar a entrada de fragmentos nos olhos.

Uma outra razão para o uso de óculos é a proteção da vista contra os raios solares. Os óculos escuros vão ajudar a enxergar melhor em dias de Sol forte.

Proteção contra linhas de pipas

Soltar pipa é uma brincadeira comum, mas o problema é que muitas vezes as linhas contam com cerol e isso pode ser extremamente perigoso para os motociclistas. 

As linhas podem cair na pista e cortar o pescoço de quem estiver andando de moto. Para evitar cortes, ou até mesmo uma morte, é importante ter proteção contra essas linhas. 

Pode ser aquelas antenas que vão na frente da motocicleta, ou até mesmo uma proteção que é utilizada na região do pescoço. 

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma de story!