Como se proteger de linha de pipa?
Uma das brincadeira mais comuns entre crianças e jovens é soltar pipa. Apesar de parecer uma diversão como qualquer outra, ela pode ser muito perigosa para o motoqueiro. Veja agora como se proteger de linha de pipa e ter mais tranquilidade para pilotar.
A brincadeira na sua essência não tem nem risco, nem para quem está brincando, nem para o motoqueiro.
Mas caso a linha de pipa tenha cerol, ou seja a chamada linha chilena, ela pode ser extremamente perigosa e trazer riscos, até de morte, para o motoqueiro.
O que são essas linhas?
As linhas normais são geralmente feitas de nylon e não oferecem perigos, pois elas são mais finas e menos resistentes.
Mas muitas pessoas utilizam linhas diferentes com o intuito de cortar outras pipas que estejam por perto. Então elas recorrem ao cerol e à linha chilena.
O cerol é um composto de vidro e cola, que é utilizado para deixar as linhas cortantes. A linha chilena é uma linha encerrada em quartzo moído, óxido de alumínio ou pó metálico.
Essas linhas oferecem muitos riscos aos motociclistas pois elas podem facilmente cortar a pele e em casos mais graves, levar a uma morte.
Mas tem como se proteger de linha de pipa e não correr riscos. Em alguns estados já é crime utilizar linhas cortantes, como o caso de São Paulo, mas mesmo com fiscalização, os acidentes ainda acontecem.
Veja algumas maneiras de como se proteger de linha de pipa para evitar algum machucado grave.
Use roupas de motoqueiro grossas
Existem muitas roupas que vão ajudar nessa missão. É o caso das jaquetas e calças mais grossas. Por terem um material mais resistente, como o couro em muitos casos, as peças não vão se cortar com tanta facilidade e não vão deixar que a linha entre em contato com o motoqueiro.
As luvas também são fundamentais para evitar acidentes. Elas vão proteger as mãos e os dedos do motociclista e assim ele não vai se cortar.
Use capacete fechado
Existem muitos modelos de capacetes, mas o fechado é o que mais traz segurança. O capacete aberto não tem proteção na região do queixo e do maxilar, em caso de uma queda, o motoqueiro pode machucar essa região.
E ela está exposta às linhas de pipa também. Já com o modelo fechado vai proteger toda a face do motoqueiro e evitar qualquer tipo de machucado que a linha possa causar.
Instalar antenas
As antenas metálicas que vão no guidão da moto vão ajudar muito a proteger contra a linha de pipa. Elas conseguem aparar e cortar a linha antes de que o motoqueiro seja atingido.
Muitos motoqueiros não gostam dela pois ela altera o design da moto e também pode dificultar na hora de virar o guidão. Mas a verdade é que ela ajuda a salvar muitas vidas e evita graves machucados.
Usar protetor de pescoço
Uma última alternativa são os protetores de pescoço. Eles são uma espécie de gola que o motoqueiro coloca no pescoço e que vão ajudar muito contra as linhas.
Essas proteções são feitas de Neoprene e tem fios de aço na região do pescoço. Isso ajuda a cortar a linha antes dela atingir o motoqueiro.
Algumas pessoas reclamam dessa proteção pois ela pode esquentar e causar um pouco de incômodo. Mas é questão de costume. Quanto mais se utilizar o protetor de pescoço, menos ele vai incomodar.
E é melhor passar um pouco de calor do que sofrer um grave machucado, ou perder a vida.
Agora que você já sabe como se proteger de linha pipa, veja os produtos da Tutto Moto, para rodar com mais estilo e segurança!