É permitido utilizar capacete de motocross no dia a dia?
Existem diversos modelos de capacetes disponíveis no mercado atualmente, seja em relação ao formato do casco e também a materiais. Alguns são pensados para um determinado uso, como o de motocross. Mas será que é permitido utilizar capacete de motocross no dia a dia?
Como é um capacete de motocross?
O capacete usado em competições de off road é bem característico e diferente dos modelos tradicionais.
Para começar, ele é sempre fechado e a queixeira é mais alongada do que os modelos usados em cidades. Isso é para ajudar na respiração, pois o esforço físico que o motoqueiro faz durante uma prova de motocross é intenso.
Outra característica é que esse capacete tem uma espécie de aba, chamada de pala, na parte de cima. Essa peça é para proteger os olhos da claridade.
Não são todos os modelos de capacete de motocross que têm viseira. Muitos são abertos e necessitam do uso de óculos de proteção. Os óculos ajudam a evitar o embaçamento, pois com a viseira é mais fácil de embaçar.
Outro motivo é que o ângulo de visão diminui com a viseira. Então para quem vai comprar pensando em praticar motocross, é melhor um modelo sem a viseira.
O que diz a lei?
A lei que regulamenta o uso do capacete no Brasil é a Resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN. Ela diz que o capacete deve ser sempre utilizado e a não utilização é passível de multa.
Art. 2º É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.
Resolução 940 do CONTRAN
Na norma não há nenhuma restrição sobre o uso de capacetes de motocross para andar em rodovias e estradas. Caso ele seja de qualidade, tenha o selo do Inmetro e os adesivos refletivos, ele pode ser utilizado sem problemas.
Mas caso se opte por esse modelo para andar no dia a dia, é preciso tomar alguns cuidados com a questão da viseira.
Óculos e viseira para capacete off road
Como dito antes, não são todos os capacetes de motocross que têm a viseira, alguns são abertos. Tanto para trilhas, como para andar nas cidades, a proteção para os olhos é indispensável.
A proteção para os olhos é obrigatória e caso o motoqueiro esteja sem, ele vai ser autuado, segundo o CONTRAN.
Alguns capacetes de motocross, pensando no uso em ruas e estradas, têm com a viseira. Caso esse seja o seu capacete, não há que se preocupar com mais nada.
Porém, caso ele não tenha a vieira será preciso comprar um óculos de proteção. Lentes corretivas não são consideradas óculos de proteção.
Precisa ser os óculos de motocross mesmo, com a cinta para prender na parte de trás do capacete.
Recomendações sobre as viseiras e os óculos
Existem algumas regras sobre as viseiras e os óculos de proteção que devem ser seguidas pelo motoqueiro. A principal é a respeito da cor.
Tanto a viseira, como os óculos devem ser transparentes, quando o motoqueiro estiver pilotando de noite. Durante o dia elas podem ser escuras ou espelhadas, mas de noite apenas o modelo cristal é permitido.
Além disso, os modelos escuros ou espelhados devem ter essa coloração vinda de fábrica. Não é permitido a aplicação de películas nas peças.
Agora que você já sabe que é permitido utilizar capacete de motocross no dia a dia, veja os produtos da Tutto Moto para rodar com mais segurança e proteção.