Motivos para não andar de moto com manga curta
Com o forte calor brasileiro, é muito comum utilizar roupas mais curtas, como camisetas. E não é difícil ver muitos motoqueiros usando essas peças durante o deslocamento. Mas o que muitos não sabem é que essa escolha pode ser muito perigosa. Veja agora motivos para não andar de moto com manga curta.
O que diz a lei?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, o motoqueiro que dirigir sem capacete ou vestimenta correta está cometendo uma infração gravíssima:
I – Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran
Artigo 244 do CTB
Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de moto usando camisetas de manga curta, ou até mesmo regatas não é proibido, pelo menos não ainda.
Mas mesmo não sendo proibido, existem motivos para não andar de moto com manga curta. Vamos explicar alguns deles nesse texto.
4 – Riscos de machucar a pele
Mesmo andando com cuidado, prestando atenção a todos os momentos, uma queda pode acontecer. E nessa hora, o motoqueiro pode se machucar seriamente.
Além dos machucados nos ossos e músculos, o motoqueiro pode danificar a pele e ter ferimentos graves. A camiseta não foi feita para proteger quem está andando de moto.
O tecido da camiseta é muito fino e vai se rasgar com facilidade, deixando a pele desprotegida. E o contato com asfalto pode gerar queimaduras graves ou cortes sérios.
Por esses motivos é mais seguro utilizar jaquetas para motoqueiro. Elas são compridas, protegem os braços por inteiro e também todo o tronco e costas.
3 – As camisetas não tem proteções
As camisetas são normalmente feitas em algodão, um tecido fino e que pode rasgar com facilidade. Além disso, elas não trazem nenhuma proteção.
As jaquetas de motoqueiro trazem proteções em diferentes locais: nos ombros, braços, peito, costas e isso ajuda muito a trazer mais segurança para os motociclistas. Assim, caso ocorra uma queda, os danos e machucados vão ser menores.
Além disso, existem jaquetas que são impermeáveis, como a Tutto Splash. Assim o motoqueiro vai estar protegido de chuvas e não vai chegar ao destino todo molhado.
2 – Risco de queimaduras
As mangas curtas são muito utilizadas no verão e é nessa estação que os raios solares atingem com mais intensidade.
É muito comum que ocorra queimações de pele, pois o braço está exposto e sem proteção. Uma opção que pode ajudar a proteger contra esse problema é utilizar uma roupa do tipo segunda pele.
As segundas peles, como os manguitos, tem proteção solar e vão ajudar a evitar queimaduras e problemas de pele. Além de proporcionar um alívio da sensação desconfortável de calor nos braços.
Mas mesmo ajudando na proteção solar, as segundas peles não protegem tanto em relação a impactos. Então para andar em situações de pilotagens mais perigosas, é aconselhável usar jaquetas e macacões com proteção contra impactos.
1 – Existem jaquetas para todas as estações
Para o inverno, existem jaquetas que são mais grossas e vão trazer mais proteção contra o frio. Mas também é possível encontrar jaquetas para o verão, assim o motoqueiro não vai passar calor.
A jaqueta Tutto Wind Summer foi pensada justamente para o verão. Além de trazer proteções para evitar machucados, ela é impermeável e ainda conta com várias entradas de ar. Tudo isso pensado para deixar o motoqueiro mais confortável e fresco, mesmo nos dias mais quentes.
Onde comprar a sua jaqueta de motoqueiro?
Agora que você conhece alguns motivos para não andar de moto com manga curta, compre a sua jaqueta de motoqueiro aqui na Loja Online Oficial da Tutto Moto. Nossos produtos contam com muita qualidade e opção de pagamento em até 12 vezes.