Pode usar capacete aberto na estrada?
O capacete é um item de proteção obrigatório para todos os motoqueiros e garupas. Existem vários modelos dessa peça, inclusive os abertos, mas será que pode usar capacete aberto na estrada? Veja essa resposta agora.
O que diz a lei?
A lei que regulamenta o uso do capacete no Brasil é a Resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN. Ela diz que o capacete deve ser sempre utilizado e a não utilização é passível de multa.
Art. 2º É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.
Resolução 940 do CONTRAN
Mas não há nada escrito nessa Resolução que proibia a utilização de capacete aberto em rodovias e estradas. Mas há algumas regras sobre esse modelo.
A proteção para os olhos é obrigatória e indispensável. O capacete de estar o tempo todo com a viseira abaixada. E caso o modelo não tenha viseira, é necessário utilizar óculos.
Mas não é qualquer tipo de óculos. É necessário utilizar aqueles de motocross, que tem uma cinta elástica e vai preso na parte de trás da cabeça.
Óculos de Sol ou de grau não são considerados itens de proteção, então eles não valem para a utilização com o capacete aberto.
E tanto a viseira, como o óculos devem ser transparentes, quando o motoqueiro estiver pilotando de noite. Durante o dia elas podem ser escuras ou espelhadas, de noite apenas o modelo cristal é permitido.
O capacete também precisa ter os adesivos refletivos e o selo do Inmetro. Caso ele contenha tudo isso, ele está apto para o uso.
Devo usar capacete aberto na estrada?
Poder usar é uma coisa, mas se ele é recomendado para o uso é uma outra história. O capacete aberto não tem a mesma segurança de um modelo fechado.
Como ele não tem a proteção no queixo, caso o motoqueiro sofra uma queda, a pessoa corre o risco de machucar gravemente a face e também os dentes.
Outro problema do capacete aberto em estradas é em relação ao vento e a entrada da chuva. Como ele não é fechado, muito vento vai bater no rosto do motoqueiro e isso pode incomodar muito, principalmente em altas velocidades e em dias mais frios.
Caso seja um dia de chuva, a água e o vento vão bater e isso vai incomodar muito mais o motoqueiro. Além da possibilidade de algum inseto ou pedra acabar colidindo com o rosto da pessoa.
Por essas razões, o capacete aberto não é recomendado para o uso em estradas. Use esse modelo apenas em cidades e quando a pilotagem for em baixa velocidade. Mas mesmo nesse caso, o motoqueiro pode sofrer machucados caso caia.
Qual capacete usar na estrada?
Como em rodovias e estradas a velocidade é mais alta, o ideal é utilizar modelos fechados, pois a proteção é maior e assim o motoqueiro não corre risco de machucar a face.
Mas também não é todo o capacete fechado que deve ser utilizado em estradas. A Resolução 940 não proíbe o uso de nenhum material de capacete, mas para estradas, os produzidos em fibras são melhores.
Os modelos mais baratos são geralmente feitos de plástico. Eles até portagem, mas em uma queda em alta velocidade, pode ser que eles não protejam tanto assim e o motoqueiro vai estar sujeito a machucados.
Agora um capacete feito em fibra oferece muito mais segurança e proteção de que nenhum machucado vai ocorrer.
Um outro fator que deve ser pensado é em relação ao fecho. Existem dois modelos: o engate rápido e o duplo D. O primeiro modelo não garante tanta segurança e o capacete pode sair da cabeça.
Já o capacete com duplo D oferece muito mais segurança pois ele pode ser ajustado de forma que não vai sair da cabeça em nenhuma hipótese.
Agora que você sabe se pode usar capacete aberto na estrada ou não, veja os modelos da Tutto Moto para pilotar com mais segurança e estilo!