Qual o melhor tipo de viseira para capacete?
Um dos itens mais importantes para qualquer motoqueiro é a vieira. Ela ajuda a proteger os olhos dos raios solares e de objetos que podem atingir a vista de quem está na moto. Mas qual o melhor tipo de viseira para capacete?
Tipos de viseiras
Assim como existem muitos modelos de capacetes, é possível achar várias viseiras no mercado. Variando de cores, proteções e espessuras.
Os modelos mais comuns são a transparente (cristal), fumê e espelhada. Cada uma vai ajudar em uma determinada situação de pilotagem e vai ter seus contras também.
Antes de descobrir qual o melhor tipo de viseira para capacete, é interessante conhecer um pouco de cada modelo e as suas particularidades.
Transparente
Esse é o modelo mais simples e vem em uma grande quantidade de capacetes. Ela é totalmente transparente e não protege tanto contra a claridade.
Ela protege contra impactos e não vai se quebrar, colocando em risco os olhos do motoqueiro. Porém, ela pode riscar do mesmo jeito.
Alguns modelos protegem contra alguns raios solares que atingem a superfície da Terra. Mas ela não ajuda a diminuir a claridade que vai entrar nos olhos, então para dias muito claros, essa viseira não vai ser a melhor escolha.
Mas é importante sempre ter uma viseira transparente. Segundo a resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, somente esse modelo pode ser utilizado à noite:
§ 4º No período noturno, é obrigatório o uso de viseira no padrão cristal.
Resolução 940 do CONTRAN
Espelhada
Esse modelo é muito utilizado por pilotos de motociclismo. Ela tem alta proteção contra raios solares e também contra a claridade. Então para um dia ensolarado, essa é uma boa opção.
Essa viseira também protege contra impactos e não vai se quebrar caso algum objeto bata nela. Mas assim como as outras modelos, ela pode riscar se não for manuseada com cuidado.
É necessário ter cuidados na hora de comprar essa viseira espelhada pois ela tem que ser colorida de fábrica. Segundo o CONTRAN, é proibido a aplicação de películas em viseiras:
§ 5º É proibida a aposição de película na viseira do capacete e nos óculos de proteção.
Resolução 940 do CONTRAN
O problema dessa viseira é que alguns modelos podem causar pequenos reflexos e atrapalhar na hora da pilotagem. Mas geralmente os modelos de melhor qualidade dificilmente vão apresentar problemas.
Fumê
Os modelos fumê são mais claros do que os espelhados mas também oferecem boa proteção contra os raios solares. Como elas não são tão escuras, elas são ideais para dias mais nublados.
Assim como os outros dois tipos de viseiras, esse modelo protege contra impactos e não vai se quebrar, colocando em risco os olhos do motoqueiro. E assim como o modelo espelhado, ela não pode ser colorida com a aplicação de películas.
Mas afinal, qual o melhor tipo de viseira?
Não existe um tipo de viseira que seja melhor do que a outra, em questão de cores. Cada uma serve melhor para um determinado tipo de uso e situação.
O que pode realmente fazer diferença entre uma viseira e outra é a espessura. Procure comprar viseiras com espessuras maiores, pois se elas forem muito finas, é capaz de não protegerem contra impactos.
Mas em relação à cor, não há como dizer qual é melhor, isso depende muito de cada pessoa e da situação. Como cada viseira vai servir melhor para um determinado uso, é interessante ter mais de uma.
A viseira transparente é obrigatória para rodar à noite, então é preciso ter uma. E para andar durante o dia, é possível trocar e colocar uma espelhada. Ou se o dia estiver mais nublado, pode ser um fumê.
O ideal é testar e ver qual tipo de viseira é mais confortável e qual se adapta melhor a pilotagem. Aproveite para ver os produtos da Tutto Moto e ande sempre com mais proteção e segurança.