Qual o prazo de validade do capacete?
O capacete é um item de proteção obrigatório e que ajuda a salvar muitas vidas. Algumas pessoas têm dúvida a respeito de quanto tempo dura essa peça. Veja agora qual o prazo de validade do capacete e como cuidar melhor desse item.
A importância do capacete
O motoqueiro está exposto a uma série de acidentes e quedas. Um tombo em alta velocidade pode resultar em muitos problemas e lesões.
Pode acontecer do motociclista bater a cabeça no asfalto, guias, carros e um choque nessa região pode causar sérias lesões, inclusive uma morte.
Outra razão para utilizar é em relação aos olhos. A viseira protege contra os detritos, sujeira e qualquer coisa que possa vir a bater nessa região tão sensível e também importante do corpo humano.
Como saber se está na hora de trocar e qual o prazo de validade do capacete?
Produtos perecíveis, como alimentos, vêm marcados na embalagem o prazo em que eles são seguros para o consumo humano. Na etiqueta interna do capacete há apenas a marcação de quando o item foi fabricado.
Segundo o Inmetro, o capacete não tem um prazo de validade, pois se trata de um item durável.
Isso significa que o capacete pode ser usado para sempre sem a necessidade de trocar? Essa resposta depende de alguns fatores:
- Tipo de uso
- Cuidado com o capacete
- Batidas e quedas
- Material e qualidade do capacete
Vamos as explicações agora.
Tipo de uso
Caso o capacete seja utilizado diariamente, pegue muita sujeira, chuva, a peça vai se deteriorando com o tempo. Isso é normal com qualquer objeto que fique exposto.
Caso o uso seja menos frequente, o capacete vai sofrer menos desgaste e vai durar bem mais tempo. Por isso é interessante ter mais de um capacete para poder alternar o uso e assim fazer com que eles durem mais.
Um dos problemas da peça estar sempre exposta a poluição e estar em contato com o suor é que o capacete vai acumular sujeira. E isso nos leva ao próximo ponto.
Cuidados com o capacete
A peça vai acumular sujeira e não tem como escapar disso, mas limpar o capacete com frequência pode fazer com que ele dure mais tempo.
Outros cuidados são onde ele é guardado em casa, como ele é (transportado em casos de uso apenas em corridas) e também como o capacete fica enquanto você deixa a moto estacionada.
Deixar o capacete no guidão da moto pode não ser uma boa ideia. Além do risco de alguém roubar, ele pode cair no chão.
Batidas e quedas
Deixar o capacete cair ou que algo bata nele, pode danificar a peça. O produto foi feito para absorver o impacto e assim evitar que a cabeça receba algum dano, mas isso não impede de que o casco, ou o isopor interno, se danifiquem.
A cada batida no capacete ou queda, verifique se o casco não se danificou, se não tem alguma abertura. O mesmo vale para o casco interno, sempre olhe por dentro e veja se está tudo inteiro.
Alguns capacetes têm o isopor pintado de preto para facilitar a verificação de que está tudo certo com a peça. Caso você veja alguma parte branca, e o seu capacete seja preto por dentro, é sinal de que o produto está danificado.
A qualquer sinal de avaria, compre um capacete novo.
Material e qualidade do capacete
Os capacetes podem ser feitos de plásticos e fibras. Os modelos de plásticos normalmente duram um pouco menos do que os de fibra, mas não existe uma regra e isso depende muito da qualidade do produto.
Caso o produto seja de uma qualidade ruim, às vezes um ano já é o máximo que o produto pode oferecer proteção. Mas se for um capacete de um nível melhor, a peça vai durar mais tempo e não vai oferecer riscos ao motoqueiro.
Conclusão
Em resumo, o capacete não tem um prazo de validade, como um alimento ou remédio. Os materiais utilizados na fabricação não vão estragar do mesmo jeito que os ingredientes ou compostos químicos.
O que acontece é que o capacete vai perder as propriedades e pode não oferecer a mesma segurança contra os impactos. Mas isso pode variar muito de acordo com o material de fabricação e o tipo de uso.
Prefira sempre comprar um capacete de marcas boas e modelos de qualidade, pois esse produto ajuda a proteger a vida.
Uma outra recomendação é seguir o prazo que o fabricante estipula. Alguns modelos vem com essa marcação. Mas isso também vai depender do uso, pois um capacete utilizado uma vez por semana vai se desgastar bem menos do que um capacete utilizado diariamente.
Cuide bem do capacete, guarde em locais seguros, limpe-o regularmente. Assim o produto vai durar mais tempo.
E caso apareça algum problema no capacete, troque por um novo para ter mais segurança e assim conseguir rodar mais protegido.
Agora que sabe qual o prazo de validade do capacete, veja os produtos da Tutto Moto para rodar com mais proteção. E os nossos capacetes são de ótima qualidade.