Quantas vitórias tem Valentino Rossi na MotoGP?
Muitos pilotos passaram pela principal categoria da motovelocidade, desde 1949. Mas nenhum ficou tão famoso como o 7 vezes campeão mundial. Descubra agora quantas vitórias tem Valentino Rossi na MotoGP.
Quem foi Valentino Rossi?
Nascido na cidade de Urbino, na Itália, em 16 de fevereiro de 1979, Valentino Rossi foi campeão da MotoGP 7 vezes, um título a menos do que Giacomo Agostini. “Ago”, que lidera a lista de maiores campeões da principal categoria do motociclismo, tem 8.
O pai do 7 vezes campeão também foi piloto de motociclismo. Graziano Rossi foi um dos responsáveis por despertar a paixão pelas corridas no filho. E como forma de homenagem, Valentino usava o número 46, a mesma numeração que o pai utilizava.
Valentino Rossi estreou na MotoGP em 2000 e foi campeão logo na segunda temporada. O domínio na categoria do ‘’Il Dottore”, apelido de Rossi que significa o doutor, continuou nos anos seguintes da década de 2000. Foram mais 6 títulos mundiais, em 2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009.
Ao todo, ele ganhou 4 mundiais correndo pela japonesa Yamaha, dois pela também japonesa Honda e um com a italiana Nastro Azzurro.
Para ser campeão mundial é preciso terminar o ano com a maior pontuação entre os pilotos. E o sistema de pontuação oferece mais pontos para quem ganha a corrida. Um piloto tantas vezes campeão deve ter tido muitas vitórias.
Descubra agora quantas vitórias tem Valentino Rossi na MotoGP e mais dados sobre a lenda italiana.
Quantas vezes Rossi chegou em primeiro?
Valentino Rossi estreou em 2000 e correu até 2021, ao longo de 21 temporadas ele correu em 427 corridas. Dessas, ele foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada em 89 vezes.
A primeira vitória do italiano foi conquistada em 2000, no GP da Grã-Bretanha, em Donington Park. Na ocasião, Rossi tinha apenas 21 anos de idade. Já a última conquista de Valentino Rossi foi em 2017, na República Checa.
Com 89 vitórias, Valentino Rossi é o recordista na MotoGP, nenhum outro piloto recebeu mais vezes a bandeira quadriculada em primeiro do que ele.
E esse recorde deve durar por uns bons anos. O segundo colocado na lista é o também italiano Giacomo Agostini, com 68 vitorias, e ele se aposentou em 1977.
O piloto em atividade mais próximo de Rossi é o espanhol Marc Márquez. Até o início da temporada 2023, Márquez tinha conquistado 60 vitórias, 29 a menos do que Valentino.
Veja a lista com os outros pilotos que mais vezes venceram corridas na MotoGP:
- Valentino Rossi – 89 vitórias
- Giacomo Agostini – 68 vitórias
- Marc Márquez – 60 vitórias (números até o início da temporada 2023)
- Mick Doohan – 54 vitórias
- Jorge Lorenzo – 47 vitórias
Aposentadoria da MotoGP
Rossi não vai conseguir alcançar a marca de 100 vitórias na MotoGP, pois ele pendurou as luvas em 2021, após uma carreira vitoriosa no mundo da motovelocidade.
A temporada de 2021, foi a última do piloto e também aquela em que ele teve o pior desempenho na carreira: um mero décimo oitavo lugar.
O Doutor se despediu com 7 títulos mundiais, 4 vices e ainda 3 terceiros lugares na categoria que correu de 2000 a 2021. Após a aposentadoria da MotoGP, Rossi foi introduzido ao Hall da Fama da MotoGP.
Essa premiação é oferecida às lendas da categoria e Valentino Rossi, introduzido em 2021, é sem dúvida um dos grandes nomes do esportes.
Outros títulos de Rossi
Antes de chegar na principal categoria da motovelocidade, Valentino Rossi teve uma carreira de sucesso as divisões inferiores.
Na categoria das 125cc, Rossi foi campeão em 1997, a segunda temporada na divisão. Correndo pela Genesis Racing, o italiano ganhou 11 corridas das 15 disputadas naquela temporada.
Após o titulo de 97, Valentino Rossi subiu para disputar as 250cc. Na primeira temporada ele foi vice campeão. E em 99, pela Aprilia, o italiano foi campeão da categoria, vencendo 9 corrida das 16 provas disputadas.
Depois do sucesso em 1999, foi a hora de subir para a categoria principal. E o resto é história. Agora que você já sabe quantas vitórias tem Valentino Rossi na MotoGP, conheça os produtos da Tutto Moto e vá mais longe, sempre com muita proteção e estilo!