Roupas para motoqueiros: qual a importância?
A segurança e a vida são as coisas mais importantes para qualquer pessoa. E a moto pode trazer muitos perigos para os motociclistas, por isso é importante utilizar todos os itens de proteção. Conheça as roupas para motoqueiros e a importância delas no dia a dia.
Muitos motoqueiros usam apenas o capacete e esquecem que existem outros itens de segurança, que vão ajudar a proteger na hora de quedas e também evitam possíveis acidentes na hora da pilotagem.
Jaquetas para moto
Além de proteger do frio e das chuvas, as jaquetas para motoqueiros possuem reforços que ajudam muito na proteção do motociclista.
Elas podem ser feitas de diferentes materiais, mais grossos como o couro, ou podem ser de materiais impermeáveis, deixando o motoqueiro protegido das chuvas.
O mais importante é que as jaquetas tenham proteções nos braços, ombros, costas e peitos. Assim a queda vai ser amenizada e o motoqueiro não vai se machucar tanto.
O material da roupa deve ser mais grosso, pois assim a roupa não vai se rasgar e deixar que a pele do motociclista entre em contato com os asfalto.
Para andar na estrada, ou em provas de altas velocidades, a jaqueta precisa oferecer ainda mais proteções e serem mais reforçadas. Assim o motoqueiro vai estar bem protegido, pois uma queda em alta velocidade pode ser extremamente perigosa.
As jaquetas impermeáveis são interessantes pois nem a chuva vai conseguir parar o motoqueiro. Mesmo com a chuva, ele vai estar sempre seco e protegido da chuva e do frio.
Capas impermeáveis
Uma outra opção para evitar de se molhar com a chuva, são as capas impermeáveis. Elas são colocadas por cima das roupas de motoqueiro para evitar que a água as molhe.
As capas são boas opções, pois normalmente têm um preço mais em conta do que uma jaqueta impermeável.
Calças
Todo o corpo do motoqueiro está exposto e pode sofrer machucados, ainda mais em casos de queda. As pernas precisam estar protegidas e a melhor opção são as calças específicas para motoqueiros.
Assim como as jaquetas, as calças são feitas de materiais resistentes e que vão evitar que o motoqueiro machuque essa região.
Elas contam com proteções extras nos joelhos e nos quadris, evitando fraturas ou graves machucados na hora de uma queda.
Além de oferecer proteção, elas podem ser estilosas e combinam com a moto, trazendo mais estilo para o motoqueiro.
Evitar usar bermudas e shorts é fundamental, pois o asfalto pode rasgar a pele do motoqueiro em casos de quedas e uma lesão na pele pode ser muito danosa. Apostar em roupas para motoqueiros é a melhor opção para quem pensa em proteção.
Luvas
Uma parte do corpo muito importante, para várias áreas da vida, são as mãos. E com elas que os seres humanos podem pegar objetos, tocar instrumentos e também pilotar a moto.
As mãos precisam de proteção por vários motivos. Como elas estão no guidão, dando direção para a moto, elas não podem escorregar facilmente. Caso isso aconteça, as chances de um acidente são muito grandes.
Uma outra razão para sempre utilizar luvas, é que na hora de uma queda, as mãos vão sempre entrar em contato com o chão. Essa ação de apoiar na hora de um tombo é instintiva e não há como evitar.
Sem proteções nas mãos, uma fratura pode ocorrer. Cortes e rasgos nas pele também são machucados possíveis. Portanto é importante sempre utilizar luvas.
Existem muitos modelos diferentes de luvas que os motoqueiros podem escolher. As mais leves e curtas podem ser utilizadas para quem pilota nas cidades.
As luvas mais compridas ficam para quem anda em rodovias. Elas precisam ser maiores para não se soltarem em altas velocidades
Para os pilotos e competidores, há luvas específicas para essas ocasiões. Elas oferecem a maior proteção possível , mas não são muito confortáveis.
Independente da ocasião, a luva precisa ter uma palma grossa e aderente, assim não há riscos dela escorregar do guidão e o motoqueiro não vai cortar a mão se apoiar nos asfalto.
Outra coisa que as luvas precisam são as proteções no dorso da mão e nos dedos. Estas proteções devem ser de plástico duro para evitar lesões e fraturas.
Tênis ou botas
Os pés são outra parte importante na hora de pilotar a moto e eles também precisam de proteção. Calçados fechados vão trazer mais segurança para guiar a motocicleta e vão trazer mais estabilidade.
Com maior estabilidade, as chances de um acidente caem muito e o motoqueiro não vai se machucar.
Os calçados fechados são mais interessantes e seguros do que os chinelos pois oferecem maior proteção para o motociclista, evitando que ele corte a pele durante uma queda.
E não é porque as botas precisam ser de material grosso e resistente, que elas precisam ser desconfortáveis. Muitos modelos têm bons sistemas de amortecimento para um maior conforto do motoqueiro.
Outra razão para apostar em uma boa bota para moto, é que elas vão deixar os pés secos e protegidos do frio externo.
E aqui na Tutto Moto há várias opções de roupas para motoqueiros, para garantir proteção e também estilo.