Tudo sobre Valentino Rossi, a lenda da MotoGP
Todo esporte tem seus grandes nomes que marcam a história das competições e viram inspiração para as próximas gerações. O basquete tem Michael Jordan, o futebol tem Pelé, Tom Brady no futebol americano. E no motociclismo, um italiano é o grande ícone. Saiba tudo sobre Valentino Rossi.
Quem foi Valentino Rossi?
Nascido na cidade de Urbino, na Itália, em 16 de fevereiro de 1979, Valentino Rossi foi campeão da MotoGP 7 vezes, um título a menos do que Giacomo Agostini, que lidera a lista de maiores campeões da principal categoria do motociclismo, que tem 8.
O pai do 7 vezes campeão também foi piloto de motociclismo. Graziano Rossi foi um dos responsáveis por despertar a paixão pelas corridas no filho.
O começo no mundo das corridas
Os primeiros passos de Valentino Rossi no mundo da velocidade não foram nas motos, mas sim no kart. A escolha foi principalmente pelo fato da família de Rossi achar o kart mais seguro do que as motocicletas.
Aos 11 anos, o futuro piloto e lenda da MotoGP, ganhou o campeonato regional de kart, em 1990. Mas a grande paixão do garoto eram as motos e em 91, Rossi ganhou sua primeira minimoto.
Porém, Valentino Rossi seguiu competindo no kart por mais algum tempo e foi quinto lugar no campeonato italiano de kart. Pai e filho começaram a pensar em disputar categorias superiores, o que provavelmente levaria o garoto para a Fórmula 1.
Mas um kart de corrida tinha um preço muito elevado, o que fez com que os dois desistirem dessa possibilidade e focaram nas competições de minimotos.
Começo da carreira nas motos
O italiano começou a correr na categoria 125cc italiana, em 93. Mas logo no primeiro final de semana de provas, ele bateu a moto.
A primeira temporada na categoria foi usada para obter experiência e o título veio logo no segundo ano na competição.
Em 1996 foi a hora de começar a disputar campeonatos mundiais e Valentino Rossi começou nas 125cc.
Campeonatos mundiais
Com o sucesso nas categorias inferiores e regionais, Rossi partiu para os campeonatos de nível mundial. Em 1997, segundo ano nas 125cc, ele já foi campeão.
E o título veio com uma boa campanha. Das 15 corridas disputadas durante o ano todo, Rossi foi o primeiro colocado em 11 provas. Em alguns finais de semana, o italiano se vestiu de Robin Hood, carregando até um arco no pódio, o que lhe rendeu muitos fãs.
O mítico herói inglês, era famoso por roubar dos mais ricos e dar aos pobres. Ele teria vivido nas florestas de Nottingham, durante o reinado do Rei Ricardo Coração de Leão, no Século XII.
Depois de ter sido campeão nas 125cc, o piloto foi para as categoria de cima, as 250cc, em 1997. E o título veio dois anos depois.
Na temporada de 1999, Valentino Rossi conquistou o título mundial, ganhando 9 corridas e sendo pole positions em 5 oportunidades. Com a conquista, o italiano subiu de categoria mais uma vez e correu pela Honda, nas 500cc.
Na época, as 500cc eram as motos mais potentes e rápidas. Elas foram subsistidas em 2002, para motos de 1000cc, quando a categoria foi rebatizada para MotoGP.
O título veio na segunda temporada, em 2001. Valentino Rossi ganhou 11 corridas e ficou fora do pódio em apenas 3 provas.
Era da MotoGP
Logo no primeiro ano utilizando motos de 1000cc, Valentino Rossi foi campeão do mundo, ao vencer o GP de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
No primeiro ano das motos de MotoGP, o número 46 ganhou ao todo 11 corridas. E uma curiosidade sobre o número que Rossi imortalizou durante a carreira: é uma homenagem ao pai, que utilizava a mesma numeração, quando era piloto.
O domínio na MotoGP do ‘’Il Dottore”, apelido de Rossi que significa o doutor, continuou nos anos seguintes da década de 2000. Foram mais 5 títulos mundiais, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009.
Em 2004, Rossi mudou de escudeira e foi correr com a Yamaha. O doutor permaneceu na equipe até 2010. Pelas cores do novo time, o Doutor ganhou 4 títulos mundiais, chegando aos 7 triunfos.
Rossi trocou mais uma vez de equipe, em 2011, e foi correr pela Ducati. Porém, o casamento com o novo time não rendeu bons resultados. No primeiro ano, apenas um sétimo lugar no campeonato e no ano seguinte, ele acabou em sexto.
Após dois anos ruins com a Ducati, Rossi retornou a Yamaha, equipe pela qual correu até o final da carreira.
Com a Yamaha, Valentino Rossi não conseguiu novos títulos, mas alcançou o vice-campeonato três vezes.
Aposentadoria da MotoGP
Após a temporada 2021, ano em que terminou com a pior colocação da carreira, um mero décimo oitavo lugar, Valentino Rossi anunciou que estava deixando a categoria.
O Doutor se despediu com 7 títulos mundiais, 4 vices e ainda 3 terceiros lugares na categoria que correu de 2000 a 2021. Após a aposentadoria da MotoGP, Rossi foi introduzido ao Hall da Fama da MotoGP.
Essa premiação é oferecida às lendas da categoria e Valentino Rossi, introduzido em 2021, é sem dúvida um dos grandes nomes do esportes.
Prêmio Laureus
Ele já foi premiado 3 vezes com o Prêmio Laureus, a honraria máxima do esporte mundial. O Doutor ganhou em 2006 o troféu de Espírito Esportivo e em 2011 recebeu a homenagem na categoria Retorno do Ano.
A última premiação, até então, aconteceu em 2022 e o piloto foi homenageado com o prêmio de Ícone Esportivo. Essa escolha é feita diretamente pela Academia e não há uma votação por parte da mídia especializada.
A seleção de Valentino Rossi para essa categoria foi feita pelo brilhantismo e longevidade do italiano, segundo a Academia.
No dia do anúncio da premiação, o campeão também foi lembrado pelos esforços fora das pistas, como as contribuições para organizações de caridade e também pela ajuda que deu a hospitais locais italianos, fornecendo respiradores durante a pandemia de COVID-19.
Após a aposentadoria
Depois que deixou de correr pela MotoGP, Valentino Rossi não deixou de competir no mundo das corridas. Ele compete na temporada de 2022 do GT World Challenge Europe Endurance Cup, pela equipe WRT, ainda utilizando o emblemático número 46.