Vale a pena comprar capacete usado?
O capacete é um item obrigatório para andar de moto, ele serve para proteger a cabeça do motoqueiro na hora de quedas. Muitas pessoas recorrem a modelos de segunda mão, talvez pelo preço mais baixo, mas será que isso é seguro? Veja agora se vale a pena comprar capacete usado.
Comprar capacete usado é seguro?
Tudo que é de segunda mão precisa ser avaliado se vale a pena comprar. Alguns itens, como roupas, não demandam muita preocupação, pois não são produtos que possam colocar em risco a integridade física ou que tenham a possibilidade de mal funcionamento.
Mas um capacete é um item de extrema importância e caso esteja em más condições, isso vai ser um risco.
Comprar um capacete de segunda mão pode ser ruim caso não se conheça a procedência da peça, o real estado de conservação e também o tempo de uso.
Caso o vendedor seja de confiança, alguém que você já conhece, o item foi pouco usado e esteja em boas condições, aí sim vale a pena comprar o capacete. Mas caso contrário não é recomendado. Veja os motivos a seguir.
Capacete é um item de proteção individual
Cada um deve ter o seu próprio capacete, seja por questões de higiene e também por causa da espuma e do EPS interno.
A espuma e o EPS vão se moldar ao formato do crânio de cada pessoa e isso torna o capacete quase intransferível.
Em alguns casos é possível trocar a espuma, mas o EPS não tem como ser trocado, então ele ficará sempre com o formato que adquirir.
Como o motoqueiro vai transpirar e respirar, o capacete vai acumular sujeiras na parte de dentro. Isso pode transmitir doenças, então não é muito higiênico utilizar um capacete de outra pessoa.
Não é possível saber o real estado do capacete
Mesmo olhando em mãos o capacete, é difícil saber como está o real estado do item. É possível que o produto tenha sofrido alguma avaria e o vendedor arrumou justamente para vender o capacete.
A recomendação dos fabricantes de capacete é que a peça deve ser trocada após uma queda ou quando aparecer algum sinal de que ela está com desgaste.
Mas é possível que alguém disfarce esses sinais, pinte o casco e tente fazer com que esse capacete esteja novo. Mas mesmo assim o produto vai estar danificado e não vai proteger a cabeça do motoqueiro completamente.
Como comprar um capacete usado?
Apesar de não ser o recomendado, é possível em algumas situações comprar o produto de alguém. Mas é preciso ficar atento.
Veja a origem do capacete, onde ele foi comprado e tente ver se o item é original. A nota fiscal pode ajudar a ter mais segurança nessas horas.
Com a nota fiscal é possível quando o capacete foi comprado e assim ter uma ideia do tempo de uso do produto.
Caso ele seja novo e tenha sido utilizado poucas vezes é possível que o EPS e a espuma não tenham se moldado a cabeça do motoqueiro e assim é mais seguro para comprar.
Tente conhecer o histórico do vendedor, veja os comentários de outros comparadores e busque saber a qualidade dos produtos. Caso ele ofereça um bom atendimento, os itens sejam bons e pouco usados, aí sim é possível fazer a compra.
Mas na maioria das vezes é mais seguro comprar um capacete zerado, com garantia de fábrica.
Agora que você já sabe se vale a pena comprar capacete usado, veja os produtos da Tutto Moto para ter sempre proteção e estilo na hora de pilotar.