Os pneus precisam ser calibrados regularmente para que eles tenham um melhor desempenho e não ofereçam problemas para o motoqueiro.
Caso a calibragem esteja abaixo do normal, o pneu vai ter mais aderência, mas vai estragar mais rápido e vai fazer com que a moto consuma mais gasolina.
Uma calibragem mais alta também traz problemas. A suspensão pode danificar com mais facilidade e o pneu vai ter uma menor aderência.
No manual do fabricante há a calibragem correta para os pneus. Vai estar especificado as librar para quando tiver uma ou duas pessoas, além de quando a moto tiver com bagagem.
Mas você não precisa decorar esses números ou sempre procurar no manual.
As montadoras colam um adesivo com essa informação.
O manual traz a calibragem para um uso urbano. Para corridas, a calibragem costuma ser diferente e varia de acordo com o piloto.
O melhor horário para calibrar os pneus é quando eles estiverem frios, antes de rodar.
Deixar para calibrar com eles quente vai atrapalhar a calibragem.
Depois de calibrar os pneus, verifique se a tampa do pino está bem fechada.
Caso ela esteja um pouco aberta, o ar vai sair e o pneu vai perder a calibragem.