Existem alguns motivos para ter esse cuidado, a peça fica exposta a chuva, poeira, poluição, detritos da rua e também insetos. O suor também pode sujar a peça.
Comece lavando o forro. Utilize apenas água e sabão para isso. Não coloque na máquina e nem torça. Depois é só deixar secar na sombra.
O próximo passo é limpar o casco. Utilize apenas água e detergente neutro. Para esfregar utilize um pano ou uma flanela. Depois é só retirar o detergente e deixar na sombra.
Caso o capacete tenha acabamento brilhante, é possível utilizar cera automotiva. Mas caso ele seja fosco, apenas a água e o detergente vão ser o suficiente.
A parte interna do capacete tem uma estrutura de isopor e ela dever ser limpa também.Para isso, utilize um pano com álcool 70.
Agora lave a viseira com água, sabão e um pano macio. Cuidado para não riscar a peça. Depois que tudo estiver seco e só montar e usar o capacete.
Para lavar o casco do capacete não utilize álcool, esponja ou qualquer tipo de palha de aço e na hora de secar não use panos que soltem pelos.
Caso o capacete seja utilizado todos os dias, é interessante lavar a proteção toda semana. Se a frequência de uso for menor, o intervalo entre uma limpeza e outra pode ser maior.
Ter um capacete próprio é importante. Não divida a peça com ninguém. Desde o inicio na autoescola, já compre o capacete para não usar o item que uma outra pessoa usou.