Muitos motoqueiros não utilizam os calçados corretos para andar de moto e isso não é seguro. Veja alguns motivos para não usar tênis quando for andar de moto.
Não existe nenhum artigo do CTB que proíba a utilização de tênis para andar de moto. Os calçados devem estar presos ao calcanhar e não devem dificultar o acionamento dos pedais.
Portanto ficam proibidos os chinelos e saltos altos. Os tênis de corrida ainda são permitidos.
Mas mesmo assim eles não devem ser utilizados para andar de moto.
Os tênis não foram desenvolvidos para andar de moto. Eles podem ser bons para caminhada, corridas, mas não para andar de moto.
Os tênis não vão proteger na hora de uma queda de moto.
O motoqueiro precisa de proteções no tornozelo calcanhar, ponta dos pé, tendão de Aquiles e também o solado deve ser mais duro.
Nenhum tênis de corrida vai trazer essa proteções.
As botas de motoqueiro são feitas em couro e isso garante ainda mais segurança pois o couro é um tecido muito resistente. Já os tênis geralmente são feitos de tecidos mais maleáveis.
E mesmo os modelos de couro, como os de basquetes mais antigos, não trazem as proteções necessárias para os motoqueiros.
As botas de motoqueiro têm uma boa durabilidade, pois além de serem feitas em couro, elas foram projetadas para serem resistentes.
Os tênis de corrida não são impermeáveis e isso vai fazer com que o motoqueiro fique com os pés molhados nos dias de chuva. Mas com uma boa bota, isso não acontece.
Agora existem vários modelos de botas para escolher.
Para cada tipo de uso é possível escolher uma bota diferente.
Conheça melhor os modelos da Tutto Moto no nosso site!