O capacete é um item muito importante para o motoqueiro.
Mas será que essa peça tem um prazo validade igual alimentos ou medicamentos?
A resposta depende de alguns fatores., desde os materiais até o cuidado com a peça.
Vamos falar sobre isso e como você pode cuidar melhor do capacete.
Segundo o Inmetro, os capacetes não tem um prazo de validade, pois são produtos duráveis e não perecíveis.
Mas isso não significa que é possível usar o capacete eternamente. O produto não vai estragar como um alimento, mas pode não proteger do mesmo jeito.
Caso o capacete seja utilizado todos os dias, ele vai acabar se desgastando com mais rapidez, pois está exposto a sujeira e ao suor.
Lavar o capacete vai ajudar com que ele dure mais tempo, assim como guarda-lo em um local seguro. Também é interessante evitar que o capacete caia no chão.
Uma batida pode causar pequenos danos ao capacete, seja no casco externo ou no interno. Por esse motivo é importante verificar sempre que acontecer uma queda.
Alguns capacetes tem o forro interno pintado de preto, para que quando este se quebrar, fique mais fácil ver o dano na estrutura.
Os capacetes feitos de plásticos tendem a ser menos duráveis do que os de fibras. Mas isso depende da qualidade do produtos.
O capacete não tem um prazo de validade como um alimento, pois ele não vai estragar. O que vai acontecer é que com o uso, ele vai se desgastar.
Mas tudo vai depender do tipo de uso, da qualidade dos materias e do cuidado. Caso seja um capacete top de linha, ele vai durar por muitos anos. Mas se for um muito simples, ele vai durar menos.
Cuide muito bem do seu capacete para que ele dure mais tempo. E sempre prefira modelos de qualidade, pois assim eles vão trazer mais segurança e proteção.